segunda-feira, 4 de março de 2013

Djalma Bezerra

























Djalma Bezerra dos Santos, nascido a 19 de dezembro de 1918, no Recife, foi um versátil atacante que defendeu as cores rubro-negras entre 1937 e 1942.

Oriundo das categorias de base do Sport, Djalma (ou Djalma Bezerra, neste blog) estreou na equipe principal marcando o gol leonino no empate em 1 a 1 contra o Santa Cruz, no Campo da Jaqueira, pelo Pernambucano de 1937.
Djalma em 1941

No ano seguinte, já conquistava o seu primeiro título oficial, o Campeonato Pernambucano. Ainda em 1938, jogou pela primeira vez ao lado do grande Ademir Menezes, companheiro com quem atuou durante boa parte de sua carreira, em clubes e seleções.
Em 1941, Djalma foi campeão pernambucano novamente. No final daquela temporada, foi peça importante do time que excursionou ao Sul/Sudeste e encantou o Brasil com seu belo futebol. Um Sport inesquecível, quase imbatível, que além de Ademir e Djalma, alinhava com Manuelzinho, Zago, Magri, Pirombá e outros grandes craques.

Mesmo com a perda de vários jogadores para times sudestino após a famosa excursão, o Leão conseguiu o bicampeonato pernambucano em 1942. E Djalma, o seu terceiro título estadual. Seria o último do atacante com a camisa do Sport, pois ele também partiria para o Sudeste.

Durante sua passagem pela Ilha do Retiro, Djalma militou também na Seleção Pernambucana, por quem disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 41 e 42, tendo boas apresentações e marcando, no total, 5 gols.
Djalma na Seleção
Pernambucana

No Sudeste, sagrou-se campeão de várias competições, das quais são dignas de nota o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 48 e os Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais de 43, 44 e 46 (é sempre bom observar que naquele tempo não existiam competições nacionais de clubes). 

Djalma chegou à Seleção Brasileira em 1945. Disputou uma única partida: a vitória tupiniquim sobre o Chile por 1 a 0 no Campeonato Sul-Americano (atual Copa América).

No Carnaval de 1954, o ainda jovem Djalma veio a falecer, de maneira trágica, quando caiu da sacada de um edifício.



Djalma marcou 44 gols durante o período de seis anos em que atuou no time principal do Sport. Vejamos alguns dados sobre estes tentos:

Djalma na Seleção Brasileira
  • Amistosos e torneios amistosos locais, regionais e nacionais: 9 gols;
  • Excursão ao Sul e Sudeste: 4 gols;
  • Campeonato Pernambucano: 31 gols;
    •    1937 - 3 gols;
    •    1938 - 10 gols;
    •    1939 - 3 gols;
    •    1940 - 4 gols;
    •    1941 - 8 gols;
    •    1942 - 3 gols.


Gols de Djalma sobre times grandes e médios do Brasil:

Internacional-RS - 1 gol;
Bahia - 1 gol;
Coritiba-PR - 1 gol.

*Todos os dados foram coletados da obra de Carlos Celso Cordeiro.

Um comentário:

  1. sou neto deste grande jogador que honrou a camisa de sport, vasco e bangu, meu pai ficaria muito feliz em ver uma matéria como essa, mas infelizmente ele já não esta entre nós !

    ResponderExcluir