Os Jogos Pan-Americanos é um grande evento multiesportivo quadrienal organizado pela ODEPA, considerado por muitos como as "Olimpíadas das Américas".
Mas o que o Sport tem a ver com isso?
Sabe-se que o Sport jamais enviou atletas do futebol masculino diretamente aos Jogos Pan-Americanos.
Luís Carlos |
Porém, em 1987, a torcida rubro-negra certamente se sentiu representada nos Jogos.
Isto porque Luís Carlos, o 4° maior artilheiro da história do Sport, foi convocado para vestir a canarinho no Pan de Indianápolis.
O goleador tinha acabado de sair do Sport, após uma negociação que rendeu ao clube o grande craque Éder e o ídolo Ribamar, campeão brasileiro de 1987, além de uma boa grana.
Luís Carlos foi titular na maioria dos jogos e alcançou a glória ao conquistar a medalha de ouro.
Vários outros jogadores tiveram a experiência de jogar o Pan e vestiram a camisa do Sport depois. São exemplos: Cardoso (medalha de ouro no Pan de São Paulo em 1963), Pitta e Bianchi (medalha de ouro no Pan da Cidade do México em 1975), Vágner Basílio, Cléo e João Luiz (medalha de ouro no Pan de San Juan em 1979), Marcus Vinícius (medalha de bronze no Pan de Caracas em 1983), Valdo e João Paulo (medalha de ouro no Pan de Indianápolis em 1987), e Cleiton Xavier e Gabriel (medalha de prata no Pan de Santo Domingo em 2003).
Bárbara |
No futebol feminino, uma atleta formada no Sport e grande rubro-negra também conseguiu levar uma medalha de ouro do Pan para casa: a goleira Bárbara. Tal conquista se deu em 2007. Este ano ela tenta repetir a dose.
No Pan de Guadalajara, que acaba de começar, além da goleira Bárbara, outras três atletas contarão com um carinho especial da torcida do Sport. São elas Dani Lins e Jaqueline no vôlei, e Samira no handebol, todas com passagem pela Praça da Bandeira.
Luís Carlos (embaixo, antepenúltimo, da esquerda para a direita) e a Seleção medalha de ouro no Pan de Indianápolis. |
O Sport precisa investir mais para termos atletas dos esportes amadores marcando presença nas equipes. Temos diversas áreas de treinamento mas faltam investimentos em equipamentos e curso de reciclagem para alguns professores e mestres que acreditam na sua modalidade.
ResponderExcluiro Sport sempre contribuindo para o futebol Brasileiro, embora hoje a torcida e a mídia Brasileira não se dê muito valor a esses jogos Pan-Americanos eles são de muita importância para o nosso futebol, para a Nação que sonha com o inédito ouro olímpico prestigiar a geração do Pan tem que ser tão forte quanto as cobranças pela Medalha olímpica.
ResponderExcluirAbraços muito bom o Blog...acessa o nosso Blog lá tbm :D
BlogolPE