Rildo da Costa Menezes, ou Rildo para o mundo da bola, nascido no dia 23 de janeiro de 1942 em Recife, é apontado como um dos melhores laterais-esquerdos do futebol nacional na década de 60.
Sua carreira teve início nas categorias de base do Sport, que àquela época já havia gerado craques como Ademir, Vavá, Manga e Almir. Porém, em oposição a estes, Rildo sequer chegou a jogar na equipe principal rubro-negra: partiu para o Sudeste ainda na condição de juvenil em 1959.
Naquela região, praticou um extraordinário futebol, que rendeu-lhe vida longa na Seleção e títulos importantes, como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais (ancestral da atual Recopa Sul-Americana) e a extinta Recopa dos Campeões Intercontinentais, todos em 1968.
Defendeu a Seleção Brasileira entre os anos de 1963 e 1969, totalizando 49 participações, fazendo com que Rildo seja, até hoje, o jogador revelado pelo Sport com o maior número de jogos pela Canarinho.
Foi pré-convocado para a Copa de 1962, mas acabou sendo cortado. Jogou a Copa do Mundo de 1966, onde marcou seu único gol com a camisa da Seleção. Disputou ainda todos os jogos das Eliminatórias da Copa de 1970, porém a substituição de João Saldanha por Zagallo no comando técnico resultou em sua exclusão do Mundial.
No final da carreira, vestiu a camisa do famoso New York Cosmos, onde teve a felicidade de jogar ao lado de lendas do futebol internacional, como Cruyff, Platini, George Best, Beckenbauer e Neeskens.
Vídeo com o gol de Rildo na Copa de Mundo de 1966:
Nenhum comentário:
Postar um comentário