terça-feira, 28 de junho de 2011

Prioridade das Competições - Parte 1

Estamos de volta ao futuro do Sport! E, desta vez, as coisas vão ficar mais interessantes porque tenho uma opinião que contraria diametralmente a posição histórica do clube em relação a um importante tema: a prioridade das competições.

Sabemos que a grandeza do Sport se percebe unicamente por seus feitos nacionais e internacionais (Fundamento número 3 do blog), então porque, ainda hoje, damos tanta importância ao Campeonato Pernambucano?

Reconheço que o Campeonato Pernambucano teve grande importância na construção do Sport ao longo da sua história. Foi ele quem viabilizou o surgimento da imensa torcida do Sport. Por meio dele, nasceu a tradição e a força do futebol local. 

Mas os tempos mudaram. O Sport cresceu, enxergou horizontes mais amplos, conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, fez boas campanhas em várias competições nacionais e participou da Libertadores da AméricaApesar disso, a mentalidade da fase provinciana ainda assola uma parcela dos nossos dirigentes e de nossa torcida:

"Eu conquistei pela segunda vez um tetracampeonato e um penta, sendo que o tetra foi invicto. Eu não fiz um trabalho ruim". Sílvio Guimarães.

Na minha opinião, o Campeonato Pernambucano ficou pequeno para o Sport. Hoje, ter 40, 50 ou 100 títulos pernambucanos não aumenta em nada a grandeza do clube. O que fazer então? Deixar de participar da competição? Acabar com o campeonato? De maneira nenhuma, proponho apenas uma nova perspectiva.

O Pernambucano deveria ser encarado como uma pré-temporada pelo Sport. Um tempo de ajustes e recuperação dos aspectos físicos e técnicos da equipe. Um período de trabalhos basilares para que o time entre mais forte nas competições que realmente interessam ao longo do ano.

Não deveríamos permitir que nossos principais jogadores sigam o ritmo irracional imposto pela competição estadual no início da temporada. Isto faz com que o time chegue nas principais competições com um preparo físico deficiente, bastante desgaste e muitas contusões, prejudicando sobremaneira seu desempenho.

Nos jogos do Pernambucano, proponho um rodízio entre os principais jogadores e os suplentes da equipe, fazendo com que cada um deles jogue apenas uma vez por semana. Isto proporciona a abertura de espaço para reservas e juniores mostrarem seu valor. Por outro lado, como veremos no próximo post sobre o tema, no primeiro semestre, a Copa do Brasil tem máxima prioridade. Nesta competição, iríamos sempre com força total.

Então o Pernambucano não nos serviria em nada? Seria apenas para cumprir tabela? Também não. O Pernambucano ainda nos proporciona algumas vantagens.

Com um planejamento bem feito, os jogos do pernambucano serviriam como exercício para a obtenção de ritmo de jogo e entrosamento. Além disso, esses jogos ofereceriam uma situação ideal, sem muita pressão, para o lançamento das promessas das categorias de base.

Outra vantagem do Pernambucano é a possibilidade de divulgar a marca Sport no interior do estado (Fundamento número 5 do blog). 

Se o Sport tem grande torcida no interior, sobretudo nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru e Petrolina, isto se deve em parte ao fato de o Sport quase todo ano jogar lá. 

Além disso, durante o Pernambucano, grande parte dos jogos do Sport são transmitidos pela TV para todo o estado. Desse modo, o estadual é um bom instrumento para a consolidação da torcida do Sport por todos os cantos de Pernambuco.

Certamente me perguntarão sobre a exclusão da rivalidade com o Náutico e o Santa Cruz. É intencional. Acredito que a rivalidade é salutar, mas quando se briga por algo grande. Nesta hipótese, ela é um impulsionador de crescimento para todos os lados. Por isso, sou a favor desta rivalidade, desde que aconteça em jogos importantes do Brasileiro, da Copa do Brasil e etc. Nos digladiar por pouco é sinal de pequenez.

Concluindo, não acho que deveríamos abandonar o tradicional campeonato que se aproxima do seu centenário. Mas urge uma mudança de visão.

No próximo post sobre o tema, abordaremos a prioridade do Campeonato Brasileiro.

Prioridade das Competições - Parte 2
Prioridade das Competições - Parte 3
Prioridade das Competições - Parte 4

3 comentários:

  1. concordo a prioridade de ve ser o brasileiro da 1ª divisão e sempre a sul americana os regionais não agregam nada ao clube.

    ResponderExcluir
  2. Errado todos os clubes Brasileiros Jogam seus estaduais,E por que não o Sport?quem joga bola mostra nos treinos. MInha opinião;;;;Ai sim vai ter seu destaque????????????/Se treino foi bem então testa no jogo....

    ResponderExcluir
  3. Michel Cavalcante,

    1. Enquanto o Campeonato Mineiro utiliza apenas 15 rodadas, enquanto o Pernambucano 26! Isto para a Federação ganhar mais $$$, lógico... Resultado: O Pernambucano destroça a preparação física do Sport na época mais importante do ano para isto. No segundo semestre, quando há a competição que realmente interessa, o Campeonato Brasileiro, o time está só o bagaço.

    2. Maratona de jogos + campos sem menor condição = contusões. Resultado: O Sport que é o time que investe em jogadores mais caros corre um risco gigante de ter grandes prejuízos por causa de contusões. Imaginem a gente perder um Marcelinho, que recebe 100 mil por mês, em um jogo contra o Mequinha por causa de um buraco no Ademir Cunha? Pior, imagine se perdêssemos ele por causa de uma jogada violenta encomendada pelos rivais a algum dos times pequenos?

    3. Atualmente, maus resultados no Pernambucano acabam por fazer o Sport contratar em situação de urgência, sem os critérios necessários (por pressão da torcida). Resultado: Rasga-se qualquer planejamento, e , em muitos casos, chegamos sem bala no Brasileirão para reforçar o time no momento mais importante do ano.

    4. O Pernambucano faz a imprensa nos nivelar por baixo. Somos comparados ao Náutico que é um time que tem bem menos condições que nós, e a times da Série C ou Série D. Resultado: A parte menos esclarecida da torcida entra na pilha da imprensa, e faz uma pressão prejudicial ao clube.

    Estes são os 4 pontos primordiais para que o Pernambucano seja um campeonato para dar experiência às revelações de nossa base, e que tenha algumas partidas consideradas jogos-treinos para o time titular, desde que sejam jogados na Ilha.

    A torcida quer pressionar o Sport? Pressione excessivamente para que o Sport vá bem longe na Copa do Brasil, faça boa campanha no Brasileirão e conquiste vaga ao menos para a Sul-Americana. O Sport é grande não por causa de 39 estaduais... poderia ter 100. O Sport é grande por causa de seus títulos e boas campanhas nacionais (e internacionais). Então lutemos com toda nossa força para conquistar mais feitos nacionais!

    ResponderExcluir