sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prioridade das Competições - Parte 2

























Começamos a discussão sobre a prioridade das competições sugerindo que o Campeonato Pernambucano venha a ser conduzido como pré-temporada pelo Sport.

Desta vez, falaremos sobre a prioridade em relação ao Campeonato Brasileiro.

Hoje, é sabido que o Sport está na 2a divisão do Brasileirão, mas isto deve ser considerado um período de exceção. Conforme sua tradição, suas campanhas e seus títulos nacionais, o Sport tem a obrigação de estar na 1a divisão. 

Ser rebaixado à Série B, ou pior, se manter nela configura uma verdadeira situação de tragédia no rubro-negro da Praça da Bandeira. Eu não tenho a menor dúvida que os anos de 2001 a 2005 compuseram a pior fase da história do clube, e, como nós sabemos e vivenciamos, seus efeitos foram devastadores. O Sport parou no tempo.

O Campeonato Brasileiro é a base de tudo. É o alicerce do clube. Quando jogamos a Série A, temos perspectivas; quando não, regredimos. 

Por meio do Brasileirão, mantemos nossa tradição nacional, aumentamos nossas receitas, valorizamos a marca Sport, promovemos nossos jogadores, expandimos nossa torcida, dentre outras várias benesses.

Sem falar que ainda nos permite jogar a Sul-Americana, e, com um pouco de sorte, a Libertadores.

Estar na 1a divisão não é questão de prioridade para o Sport, é questão de sobrevivência.

Ok. Todos os anos o Sport tem que jogar a Séria A, mas, quanto ao título, é provável conquistá-lo outra vez a curto ou médio prazo? 

Neste atual modelo, acredito que não, a não ser através de um raro caso fortuito. Para ganhar este título, normalmente é necessário estar em um patamar o qual nosso clube apenas alcançará a longo prazo, se trabalharmos duro. 

Devido a isto, o planejamento do Sport para o Brasileirão, na minha opinião, deveria ser fundamentado nas seguintes metas:

  • Continuar a tradição de fazer boas campanhas;
  • Jamais ser rebaixado;
  • Garantir sempre a vaga para a Sul-Americana;
  • Em anos mais promissores, lutar por uma vaga na Libertadores.

Este é o norte que podemos tomar hoje.

Certo, então temos que nos conformar em não ganhar títulos importantes durante este primeiro período? Claro que não.

O Sport desde já reúne plenas condições para conquistar duas grandes competições: a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

Mas isto é o que veremos no próximo post sobre o tema!

Um comentário: