quarta-feira, 20 de julho de 2011

Taça Brasil de 1962



Alemão, o canhão da Ilha, e Pelé
Em 1961, após a conquista do Campeonato Pernambucano, o Sport garantiu sua vaga na Taça Brasil do ano seguinte. Seria sua segunda participação na competição, pois já havia se apresentado na Taça Brasil de 1959, primeira edição do torneio nacional. 

O Sport, comandado pelo técnico Palmeira, estreou na Taça Brasil de 1962 na condição de finalista do Grupo Norte, devido a maior importância do campeão pernambucano em relação às equipes adversárias. Saiu como vencedor do grupo ao despachar o Ceará, que já havia eliminado o River e o Paysandu. 

Conquistou também a Copa Norte, fase seguinte da competição, que era disputada entre os vencedores do Grupo Norte e Nordeste. A vítima desta vez foi o Campinense, que havia vencido o Grupo Nordeste desclassificando o ABC, o CRB e o Bahia. 

A conquista da Copa Norte possibilitou ao Sport a disputa da semifinal da Taça Brasil de 1962, primeira semifinal nacional da história do clube. Porém, o rubro-negro sucumbiu diante de um adversário respeitável: o Santos de Pelé.  

Apesar disso, a boa campanha do Sport rendeu-lhe um convite para a disputa do Torneio de Nova York de 1963. Seria a primeira participação do rubro-negro em uma competição internacional.

Adelmo, artilheiro do
Sport na Taça Brasil
de 1962

Time-base do Sport na Taça Brasil de 1962:

Dirceu; Nelson e Alemão; Leduar, Tomires e Nenzinho; Lanzoninho, Djalma Freitas, AdelmoRaúl Bentancor e Elcy. Técnico: Palmeira.

Outros titulares:
Bria e Laxixa.


Campanha:

Finais do Grupo Norte - Oitavas de final da Taça Brasil

Lanzoninho carrega torcedor
na comemoração da conquista
da Copa Norte
Sport 2x0 Ceará (Ilha do Retiro, 12 out 62)
Gols do Sport: Adelmo e Elcy

Ceará 1x1 Sport (PV, 17 out 62)

Finais da Copa Norte - Quartas de final da Taça Brasil

Campinense 0x0 Sport (Plínio Lemos, 20 nov 62)
GdS: -

Sport 3x0 Campinense (Ilha do Retiro, 24 nov 62)
GdS: Adelmo (3)

Semifinais da Taça Brasil

Sport 1x1 Santos (Ilha do Retiro, 12 jan 63)
GdS: Adelmo

Santos 4x0 Sport (Pacaembu, 16 jan 63)
GdS: -


*Todos os dados foram coletados da obra de Carlos Celso Cordeiro.

4 comentários:

  1. Mais um ótimo post! Continuem com a ótima qualidade.

    ResponderExcluir
  2. No primeiro jogo das semi-finais, Sport 1 x 1 Santos, a grande sensação foi Tomires que fêz uma marcação implacavel em Pelé (no auge). Afinal o Santos acabara de conquistar o primeiro titulo mundial (contra o Benfica de Lisboa). Parabéns por relembrar a história do glorioso SPORT.

    ResponderExcluir
  3. Vale apena salientar que o gol do SPORT foi de Adelmo, que deu entre as pernas de Mauro, que era o zagueiro da seleção brasileira campeã do mundo em 1962, e, o gol do Santos foi de Coutinho (Pelé invadiu a grande área do Sport, levou a bola para a esquerda e deu de puxeta para traz e Coutinho finalizou, isso no finalzinho da partida


    M SARAIVA

    ResponderExcluir