A partir da década de 20 até o fim da década de 50, o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais foi a única competição de caráter nacional com disputa regular no território brasileiro. Este campeonato contava unicamente com a participação das seleções estaduais organizadas pelas federações de futebol de cada Estado.
Em 1959, a CBD decidiu mudar aquele panorama, e criou sua primeira competição nacional de clubes, a Taça Brasil. A chegada do novo torneio de clubes anunciou o fim próximo da velha competição de seleções estaduais, que foi interrompida poucos anos depois, em 1962.
O título do Campeonato Pernambucano de 1958, conquistado com a ajuda de grandes jogadores como Manga, Pacoti, Walter Morel e Traçaia, credenciou o Sport à disputa da Taça Brasil de 1959, primeira edição da nova competição da CBD.
A campanha do Sport na Taça Brasil de 59 começou bem: o rubro-negro eliminou o Auto Esporte e a Tuna Luso, tornando-se o vencedor do Grupo Norte. Disputaria assim, na fase seguinte, a Copa Norte (equivalente às quartas de final da Taça Brasil) contra o campeão do Grupo Nordeste, o Bahia.
Pouco antes do primeiro confronto contra o tricolor baiano, uma confusão resultou na saída do técnico Dante Bianchi. Capuano, técnico da equipe juvenil, substituiu o argentino no comando rubro-negro.
Uma vitória do Bahia por 3x2 na Fonte Nova e uma bela vitória do Sport por 6x0 na Ilha fizeram com que a Copa Norte fosse decidida em uma "negra", uma terceira partida.
Após um 6x0, o resultado da "negra" foi contra a lógica. Inacreditável derrota do Sport por 2x0, em plena Ilha do Retiro. Dessa forma, o Sport terminou sua participação na 5a colocação, enquanto o Bahia seguiria para a conquista do título.
Time-base do Sport na Taça Brasil de 1959:
Dick; Bria e Cido; Zé Maria, Dedé e Ney Andrade; Traçaia, Bé, Osvaldo, Raúl Bentancor e Djalma Freitas. Técnico: Dante Bianchi, depois Capuano.
Outros titulares:
Cazuza, Sinval, Tomires, Índio, Ramos e Elcy.
Campanha:
Bé, Bentancor, Osvaldo e Traçaia: boas participações na Taça Brasil de 59 |
Primeira fase do Grupo Norte - Primeira fase da Taça Brasil
Auto Esporte 0x3 Sport (José Américo, 23 ago 59)
Sport 5x2 Auto Esporte (Ilha do Retiro, 30 ago 59)
Finais do Grupo Norte - Oitavas de final da Taça Brasil
Sport 2x2 Tuna Luso (Ilha do Retiro, 24 set 59)
Tuna Luso 1x3 Sport (Belém, 27 set 59)
GdS: Bé, Bentancor e Djalma Freitas
Finais da Copa Norte - Quartas de final da Taça Brasil
Bahia 3x2 Sport (Fonte Nova, 27 out 59)
Sport 6x0 Bahia (Ilha do Retiro, 30 out 59)
Sport 0x2 Bahia (Ilha do Retiro, 03 nov 59)
GdS: -
Verdade eu estava naquele jogo em que o sport venceu o bahia por 6x0 com um golaço antologico de raul betancourt, o maior meia esquerda que e vi jogar.
ResponderExcluirEu sou tricolor e estava na Ilha, na " negra ". Bahia 2 x 0 Sport. A torcida do Sport, antes do jôgo, já cantava vitória. Noite memorável !!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEu tambem estava neste jogo e vi o golaço de raul betancourt no jogo onde o sport meteu 6x0 no bahia.
ResponderExcluirEu tinha 7 anos de idade e foi o meu primeiro jogo, nunca esqueci.
ResponderExcluir