quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prioridade das Competições - Parte 3





















Então, quais são os títulos importantes pelos quais  o Sport tem condições de lutar hoje? A resposta é simples: Copa do Brasil e Copa Sul-Americana

Na minha opinião, estas são as duas competições prioritárias para o Sport quando a questão é ganhar títulos.

A Copa do Brasil é uma competição com a cara do Sport. Sabemos como ganhá-la e os benefícios que ela pode trazer. Além do título de 2008, temos ainda outras três respeitáveis campanhas: um vice (1989) e duas semifinais (1992 e 2003).

Mas quando o assunto é Copa do Brasil, uma coisa me incomoda: a pouca regularidade do clube. Se excluirmos nossas quatro grandes campanhas (1989, 1992, 2003 e 2008), veremos que só chegamos às quartas-de-final uma única vez (1998). É pouco para o Sport.

O Sport tem que se acostumar a sempre chegar longe nesta competição. Ganhar uma Copa do Brasil em quatro anos é maravilhoso, mas ainda melhor seria se, além do título, chegássemos a uma semifinal e duas quartas.

Para minimizar isto, proponho que, no primeiro semestre, a Copa do Brasil seja considerada soberana (salvo os anos de Libertadores, claro). Se há jogo da Copa do Brasil, não importa contra qual adversário for, o foco na partida é total. Não jogaríamos com o time principal em outro jogo de outra competição na mesma semana. Este é o pensamento.

A Copa Sul-Americana é uma competição com o mesmo espírito da Copa do Brasil.  Diferencia-se desta apenas pelo nível de dificuldade um pouco mais elevado (o Goiás nos mostrou) e por  proporcionar muito mais status a seus vencedores.

Incrivelmente, nunca participamos desta competição. Muito devido àquela que considero a pior fase da história do clube (2001-2005), e também a outros deslizes posteriores.

O Sport tem que disputar a Sul-Americana todos os anos (com exceção dos anos de Libertadores). É a competição que devemos olhar como oportunidade de título no segundo semestre, obviamente dividindo prioridade com a Série A. 

Não apenas o título, pois boas campanhas na Copa proporcionam uma valiosa exposição do clube em nosso continente. O Sport precisa, de uma vez por todas, se apresentar para a América do Sul.

Nunca é demais lembrar que os títulos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana rendem uma vaga na Libertadores. E sobre anos de Libertadores para o Sport, não tem muito o que se falar: colocamos o time para jogar de dourado e gozamos desses melhores momentos de nossa história.

4 comentários:

  1. É verdade, Sport deveria focar nessas competições. Que a diretoria se planeje nesse sentido. Mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog. Continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Poderia fazer um levantamento de quantos ou quais foram os principais jogadores estrangeiros que passaram pelo Sport?

    Valter Barros

    ResponderExcluir